“Politicando São Chico City”
- 28/03/2025
- 0 Comentário(s)

Por Helio Vaz
Vivendo e Aprendendo
Aprendemos ainda bem cedo, que política deve ser como banho, deve ser praticada todos os dias, não esporadicamente. Entendemos tambem que a política temporão poderá até funcionar desde que você tenha muito dinheiro disponível para gastar em sua campanha eleitoral, mas nem sempre trazem resultados positivos.
Utilidade Temporária
Política não se faz sozinho, são somas de resultados, menos divisão. Alem do mas, requer concentração, avaliação minuciosa daqueles os quais você irá disponibilizar seu tempo, seu conhecimento. No entanto, lembramos que; nem sempre a sua experiência é do interesse daqueles os quais você disponibiliza seu tempo. Mesmo porque para algumas pessoas a sua experiência mais atrapalha do que ajuda. Infelizmente, se não faz parte de algum grupo dos caciques da política, seja local, regional ou nacional. Você faz parte de um grupo seleto de pessoas, usadas como “utilidade temporária”, uma pratica muito usada na política brasileira, tambem conhecida como “O Boi de Piranha”.
Perda de Tempo
Como diz um velho ditado “De boas ideias o inferno está cheio”. Mas não fazer o dever de casa, o B a Bá da política, pelo menos durante a campanha eleitoral, comprovadamente não chegamos a lugar nenhum. Somos um grande exemplo desse fato; “Ser conhecido, não reflete em votos”. Se não tiver uma boa equipe por detrás do candidato, seja concorrer ao cargo que for, nuncachegara a lugar nenhum. Sem coordenador e sem dinheiro, a derrota é eminente.
Redes Sociais
Acompanhamos vários grupos nas redes sociais, onde se discutem sobre vários temas, mas não existe uma linha de pensamento que se possa dar prosseguimento de um bom debate, em sua maioria suas falas que tratam de assuntos superficiais, tipo “passa tempo”, ou seja, colhendo vento para fazer “tempestade em copo de agua”, além de tirar o foco da nossa realidade. A política no Brasil está pegando fogo, (de ponta cabeça) no entanto vemos algumas pessoas discutindo qual é o “sexo dos anjos”.
O Forasteiro
Debater politicas caseiras requer muito esforço e muita paciência, aliás haja paciência, se fazer entender então, depende muito de quem fala, se for o FORASTEIRO - “O Cara da Radio”, entra por um ouvido e sai pelo outro, mas se for o “Zé das coxinhas” que falou sobre o mesmo assunto, merece atenção e compartilhamento, entendeu, nem eu.
O Voto Inútil
Como explicar a inversão de valores, pelo qual passamos; muito simples, “VOTO POPULAR” – Única coisa que poderia mudar a vida do povo brasileiro, quando se diz mudar a sua vida, não é manter você em casa ganhando R$ 600 reais sem trabalhar, enquanto o governo mantem QUADRILHAS com BILHÕES - dinheiro ARRECADADO de você “O CONTRIBUINTE”. Pior é ouvir o cidadão ignorante, falar que todo político é igual. Muitos desejam mudanças na política, mas eles (eleitores) não mudam, continuam repetindo os mesmos erros de antanho. O pacato cidadão, não percebeu ainda que ao persistir no erro, está sendo fritado em “Banho Maria”, trazendo para dentro das suas próprias casas a insegurança e a incerteza, sem nenhuma garantia de amanhã, ter dinheiro pelo menos para comprar o “Pão de cada dia”.
Quantidade x Qualidade
“Se a política é soma dos resultados e não divisão”. Podemos outra frase; “Quantidade não é qualidade”. Lembramos tambem, personagens/ditados históricos que fazem parte do nosso cotidiano; “Judas Scariote” e “Pilatos” infiltrados na política francisquense. “Os traíras e os lava mãos”; São eles (os mesmos) que apontam o dedo em riste dizendo “ELE NÃO”. Claro, senão houvesse estes personagens, as eleições municipais, poderia ter tido um resultado diferente, quem sabe.
Coisas da Canhota
Além do poderio financeiro, a máquina administrativa do governo do prefeito Godofredo (MDB), funcionou muito bem nos últimos seis meses de gestão. Tanto é verdade que mais uma vez a população autorizou mais um “Cheque em Branco” para mais quatro anos para o time da “Canhota”. A população passou a “Pão e agua” por tres e meio; sem limpeza de valas, sem material, muito menos viu passar uma patrola nas ruas de bairros e balnearios. Já no ano de eleição, em nome do contribuinte, pensando no seu “Bem Estar”, não faltou material, nem maquina nas ruas, limpeza de valas e pavimentação. Enquanto, o sistema entrava em ação, para a oposição (de mãos atadas) restou somente as denúncias junto ao ministério público, que pouca coisa, ou quase nada fez para fatos expostos.
Mudar para que...
Infelizmente o País passa por lamentáveis momentos de turbulência dentro da política, diante destas desconfianças e desleixo com o dinheiro público surgem as dúvidas sobre as reais mudanças nos governos. Mudar o comando ou manter os mesmos, eis a questão; já que para uma boa parte da população todos os políticos são iguais.
Por Outro Lado
A falta de empenho de uns e outros durante a campanha de Renato/Gabriel. Ficou visível após apuração dos votos. Foram muitas falácias e promessas em vão, muito pouco retorno em votos. Alguns partidos coligados com o PL do candidato Renato. A campanha do PL, contou muito mais com um (teatro) público, mostrando assim, poucas pessoas compromissadas em eleger a majoritária.
Política de Aparência
Ficou evidente que além do grupo político do PL com Renato/Gabriel, não consegue-se enxergar o empenho dos candidatos a prefeito do (PT), muito menos do (PDT) que somados ambos não chegaram a fazer mil votos. Como previsto, a briga direta para prefeito de São Francisco do Sul, ficou somente entre o MDB de Godofredo e o PL de Renatinho. PDT e PT não passaram de “Barulho de Carroça Velha”.
Coligações x Lealdade
Na vida, bem como na política, a lealdade com os companheiros deveria ser priorizada. A chamada confiança adquirida não deveria ser quebrada. No entanto a lei de Gerson (jeitinho brasileiro) de levar vantagem em tudo, tem sido relevante na vida pública da maioria das pessoas. São Francisco tambem vive esta síndrome do faz de conta, lealdade e conveniência tem andado muitos próximos um dos outros.
Politicando
A política pode ser exemplificada como um time de futebol, onde temos a defesa, meio de campo e centro avante, estes setores distintos se não forem unidos, não tiverem entrosamento, não ajudarem uns os outros, dificilmente obterão vitória.
A política tambem é uma engrenagem, cheia de detalhes onde partidos e pessoas lutam para atingir seus objetivos, vencer eleição não é coisa para amador. O difícil não é lutar contra a oposição, mas contra o fogo amigo. Ser apunhalado pelas costas e saber mais tarde, que a faca usada era da pessoa de nossa confiança.
Tire Suas Próprias Conclusões
Na eleições de 2024 de São Francisco do Sul, a disputa das vagas na proporcional e majoritária como sempre foi uma luta incessante, mas o que pouca gente não se interessa em saber como é que um resultado contado como certo, deu errado; Quem escondeu o jogo, quem facilitou a disputa para que o adversário vencesse. Vejamos;
RENATO/GABRIEL
- O Candidato a prefeito, Renato Gama Lobo/Gabriel Conorath do Partido Liberal, tinham 6 partidos coligados, alem do PL logicamente.
A Majoritária recebeu: 13.224 Votos - percentual: 43,89%
Foram eleitos (06) vereadores somando: 3.973 Votos
Votos de todos os candidatos a vereadores da coligação (Geral): 15.915Votos
Diferença: - 2.691 Votos
GODOFREDO/SERGIO
- O Candidato a prefeito, Godofredo Gomes Moreira/Sergio Silveira do MDB, tinham (02) partidos coligados, logicamente além do MDB.
A Majoritária recebeu: 15.923 Votos - Percentual: 52,85%
Foram eleitos (07) vereadores somando: 13.314 Votos
Diferença: - 2.609
Analise Política final
Como dizia meu avô; “um pingo pra mim é uma letra”. Coincidência ou não, estes votos me deixam encucado; deem uma olhadinha nos números sequentes entre os candidatos a prefeito e vereadores, não dá a impressão que foi colocado propositalmente. Esta diferença de votos, dá-se a impressão de terem sido manipuladas, não acredito, afinal as urnas são invioláveis conforme diz o Ministro Alexandre de Moraes. Particularmente, não acredito na traição dos vereadores da coligação do PL. Podem até ter dado uma de Pilatos, “Lavado as mãos”, mas não traído o seu candidato a prefeito...
Achei muito alto o percentual de abstenções...
Abstenção - Total:10.805 Votos– Percentual: 25,68%
São Francisco do Sul, encerrou as eleições de 2024- com 42.083mil eleitores. Teve o comparecimento de 31.278mil votantes. Na busca dos votos popular estiveram 154 candidatos a vereador e quatro (04) candidatos a prefeito. Perguntar não ofende? O TRE mudou o sistema de contagem de votos?
Concluindo
Eu sou meio bobão, as vezes até infantil, quando se trata de política, mas deixo aqui algumas informações e pontos para os intelectuais opinarem....
Abraço! Helio Vaz....