​“OS BAD BOYS DA POLITICA FRANCISQUENSE”

  • 13/06/2024
  • 1 Comentário(s)

​“OS BAD BOYS DA POLITICA FRANCISQUENSE”

“OS BAD BOYS DA POLITICA FRANCISQUENSE”

Por Helio Vaz

Existe um velho ditado que diz; “Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar”, no entanto nunca se soube se alguem esperou pra saber se era verdade.

O PASSADO PRESENTE

Relatos contam a história do irrequieto, imperioso e desabusado CABECINHA, Domingos Francisco Francisques - além de capitão-mor, foi nomeado sesmeiro e procurador do Marques de Cascais. Graças ao poder totalitário a ele concedido, se utilizou de violência para alcançar os seus objetivos.

A PRAGA DO BENEDITINO

O vigário Frei Fernando da Ordem dos Beneditinos, por se recusar a obedecer as ordens do CAPITÃO, foi preso e lançado em uma velha canoa fora da barra, com mare vazante, provido apenas de uma porção de peixe seco. CABECINHA, foi excomungado pelo vigário que ao ser lançado à deriva amaldiçoou a cidade de São Francisco do Sul. Conta a história que a praga duraria pelo tempo que existisse descendentes do Capitão-mor. Relatos dos mais antigos, a maldição deveria ter sido encerrada em 2003 com a morte do último descendente de Cabecinha.

VESTICIOS DE DESCENDENTES

Em pleno século XXI – já caminhando para o segundo semestre de 2024 – nos deparamos com governantes municipais, que querem (imaginem os senhores) praticar atos ilícitos na gestão pública, aplicados lá no século XVI – tal qual desabusado CABECINHA; Vemos uns irrequietos “meninos malvados da política francisquense” – que nos lembram alguns traços dos idos tempos dos “Coronéis”. Tempos das imposições, ameaças, agressões e opressões, algo sem nenhum fundamento diante da realidade em que vivemos. Seria ainda algum descendente de CABECINHA?

DANDO MILHO AO POMBOS

Antes de falarmos da nossa bela Enseada, temos que citar os nossos balnearios, que foram, ignorados e literalmente abandonados pela atual gestão pública municipal.

Em março de 2024 – a população dos balnearios passaram a ser lembrados pelo governo do Godofredo (MDB), pavimentação asfáltica, patrolamento, limpeza de valas, liberação de calçamento comunitário, tudo devidamente planejado. Três anos e três meses a população dos balnearios sofrendo com a falta de manutenção (mínima), ruas esburacadas, mato pela valas invadindo as ruas. Alagamentos sequentes nas vias e moradias. Três anos passando a (pão e agua), a população balnearia passa a receber “MILHO”. Isso mesmo, “MILHO AOS POMBOS” é o que o governo municipal está oferecendo aos moradores da praia.

O pior é que tem (milho podre) sendo distribuído pelo governo municipal, aditivos sem justificativa em todas as obras que fazem, ao invés de pavimentação, estão espalhando lama asfáltica. A finalidade politiqueira, o uso indevido do dinheiro público está mais do que explicito. A implantação da rede de esgoto, está mais para um crime ambiental do que uma solução para a população.

O GRANDE EMPASSE

O projeto de revitalização da “Orla Marítima da Enseada” tem causado revolta, por uma grande parte de pessoas que usufruem do balnearios em destaque. E o problema em questão não é por não querer mudanças nas praias, mas sim, pela forma que está sendo executada, são tantas as inconsistências, dentro de um projeto modificado pelo mínimo uma três vezes, sem consulta popular. A pior parte do projeto é a retirada da vaga de estacionamento de mais de 900 veículos, sem oferecer uma segunda opção viável, para aqueles que trabalham e ali vivem e necessitam de um local como opção para estacionar veículos leves, sem um local para carga e descarga, sem espaço de fuga, sem espaço para emergência, calçamento irregular tanto na largura, quanto na altura. A população (comercio em geral) vem tentando explicar por A +B que a revitalização sempre será bem-vinda, mas não da forma que está sendo feita.

REUNIÕES

Reuniões, abaixo assinado, pedido de revisão no Ministério Público, Tribunal de Contas, Câmara de Vereadores, nada surte efeitos. Por falar em Câmara de Vereadores, a omissão do Legislativo Municipal quando se trata de fiscalizar os atos do executivo municipal é óbvia. Vemos uma Câmara, cega, surda e muda. Na última sessão, alem dos senhores edis não deixarem a Comissão das Praias explanar as suas dificuldades encontradas no projeto do executivo municipal na obra de revitalização da Enseada, a população foi agredida com palavrões, ameaças e empurrões por alguns vereadores, assessores e (Babas ovos).

“OS BAD BOYS DA POLITICA FRANCISQUENSE”

A sensação de estarmos presenciando um D’JAVÚ na história de São Francisco do Sul, não é mera coincidência. E o pior a história lembrada não é boa. Começando pelo Distrito Federal, onde a história da política das aparências, mentirosas e sem nexo voltaram à baila. Temos como Presidente da República um governante que não serve de exemplo pra nenhuma familia ou político descente. Quanto a política de São Francisco do Sul, estamos revivendo uma história que tem tudo para terminar pior do que aquela vivida de 1993 a 1996 – Governo de Godofredo Gomes Moreira.

CONCLUINDO

O MAL somente prospera se as pessoas do BEM, se omitirem, não reagirem. No Caso da Câmara Municipal, alguns vereadores deram péssimo exemplo, dentre outros, Fernando Ledoux, Serginho do Amaral, Mira da Estiva e assessores se portaram indignamente, em contraste com a função pela qual foram eleitos. Ter opinião diferente, não é crime, mas ameaça, agressão moral e física dentro da Câmara, durante o expediente (Sessão Plenária), caberia até exclusão/ cassação de cargo. No entanto sabemos que é pedir demais onde a administração pública onde o executivo e legislativo vivem no regime “Cama e mesa”.

No entanto esperamos que, bem como aconteceu no século XVI – No caso do MALUCO do tal do CABECINHA, o qual pelos abusos na função foi condenado, e acabou sumindo do mapa para não ser decapitado, esperamos que as denúncias e os movimentos sociais cheguem até o eleitor FRANCISQUENSE, mostrem o tipo de político temos no legislativo municipal. Que a maioria da população, não repitam o mesmo erro reelegendo políticos que não respeitam a população onde vivem. Que em 06 de outubro, possamos comemorar as mudanças necessárias, tanto no Legislativo, quanto no Executivo Municipal. Que os BAD BOYS, não passem das telas de cinemas e ficção. 


#Compartilhe

1 Comentários


Deixe seu comentário








MARLENE DA SILVA FERREIRA

13/06/2024

Sou francisquense de nascença e muito mais de coração.
Amo minha cidade natal e fico muito decepcionada com essas gestões incompetente,que passaram nos últimos anos pelo governo municipal.Hoje moro em Curitiba,mas tenho casa em Ubatuba,e sei bem como sofre o munícipe e pessoas como eu,com casa de veraneio.Nso devemos nos omitir,cobranças devem ser feitas,sim.

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Anunciantes