CONTRA PONTO
- 16/02/2024
- 0 Comentário(s)
CONTRA PONTO
Por Helio Vaz
Mamãe eu Quero Mamar
O Carnaval passou, mas aquela turma que costuma mamar nas tetas dos governos continuam dependurados em algumas tetas governamentais por ai. Um grande exemplo é a Imprensa de Joinville (Antoninhos e cia Ltda). -Mercenários do dinheiro público, para ganhar algumas moedas, espalham Fake News em seu meios de comunicação com o intuito de amenizar a péssima gestão pública do governo do prefeito Godofredo de São Francisco do Sul que esta aos frangalhos, caindo pelas “Rebimbelas da Parafuseta”. Fica fácil distorcer os fatos quando não fazemos parte do convívio social de uma comunidade. Quando não convivemos no dia-dia de um povo que tem sofrido com a falta de gestão pública do governo do MDB e seus asseclas. “Pimenta nos olhos dos outros não dói em vocês”.
Ausência do Estado
O Estado está nitidamente sobrecarregado, e ninguém mais confia na sua habilidade para solucionar problemas que precisam ser solucionados.
Sucumbindo às grandes organizações, num futuro muito próximo, as pessoas terão que improvisar meios para satisfazer suas necessidades imediatas: patrulhar seus bairros, retirar os filhos das escolas públicas para educá-las em casa. A própria omissão do estado contribuirá para a restauração de mecanismos informais de autoajuda. As aulas prestes a começar o ano letivo e o município de São Francisco do Sul, enfrenta problemas primários, como a falta de manutenção de um pátio escolar (roçada), ou uma simples manutenção de um telhado.
Governo das aparências
O despreparo do executivo municipal, além de causar prejuízos ao erário público tem provado por A + B que tem uma equipe “preparada”, especialista em aditivos, em aplicar gordurinhas em tudo que colocam a mão. Grande exemplo são as obras de pavimentação, mal executadas, realizadas quase sempre pelas mesmas empresas, com valores questionáveis que merecem uma melhor atenção do Ministério Público.
As obras de pavimentação em vias públicas feitas em cima de calçamento ja existentes, sem uma drenagem adequada (feito nas coxas), sem uma fiscalização especializada, mostra o descaso desta gestão com o dinheiro público. Maus exemplos; Acompanhe alguns; Av. Jaime Ernesto de Oliveira-(Ubatuba/Itaguaçu. Francisco Mascarenhas (Monte de trigo- Paulas). Av. Santa Catarina (Enseada)- dentre outras obras mal feitas citamos tambem o calçamento da estrada de acesso ao Capri.
Tratamento de Esgoto
A intenção é boa - mas entre a teoria e a pratica existem uma diferença muito grande – o papel aceita tudo, já na pratica as coisas são diferentes. Infelizmente para a população (em especial Balnearia) que pensava em ter uma melhor qualidade de vida, com a construção da estação de tratamento e rede de esgoto. A tal balneabilidade ainda não está garantida e as obras em andamento tem trazido muitas dúvidas a população, que pergunta - se a rede de esgoto vai sanar de fato os problemas dos moradores dos bairros e balnearios de São Francisco do Sul.
Mentira do Executivo Municipal
Circula por ai que a iniciativa de não cobrar a taxa de ligação da rede de esgoto partiu do prefeito Godofredo (MDB). Mentira eleitoreira – O executivo municipal acatou uma decisão judicial do Ministério Público. A prefeitura não faz nem o dever de casa que é fiscalizar o andamento das obras de rede de esgoto, imagine se tomaria alguma decisão contra a concessionária Aguas de São Francisco do Sul, né...
Mentira II
Nunca na história de governos municipais de São Francisco do Sul, tiveram tantos cargos comissionados do setor portuário como tem hoje na gestão do Prefeito Godofredo/Serginho. A notícia de que o “Godo” acabou com os cargos ligando o porto e o município é Fake News. Um grande exemplo, dentre outros - é o caso do secretário de obras do município que exerce as duas funções (estiva e prefeitura) e recebe pelos dois cargos.
Mentira III
Sem tirar o mérito das escolas de samba de São Francisco do Sul, que sempre fizeram a sua parte que é desfilar, fazer a melhor apresentação possível para a plateia carnavalesca que curte e se diverte durante o carnaval. Mas, como diz o velho ditado - “nem tudo que reluz é ouro”; De acordo com o setor - para o comercio, rede hoteleira, imobiliário foi o pior carnaval dos últimos 30 anos. A secretaria de turismo é o outro setor da prefeitura que tem demostrado uma inercia absurda. O abandono da Cultura Francisquense é visível aos olhos e sentida pelos mais vividos.
Não deu pra entender
Qual foi o custo das grades de proteção e trio elétrico do carnaval de 2024 de São Francisco do Sul... Um trio elétrico para atender a prainha, outro no Centro Histórico, já o Trio Elétrico do Ubatuba parado na frente de uma distribuidora de bebidas de um funcionário da prefeitura, tocando pra quem. A grades de proteção instaladas na Av. Jaime Ernesto de Oliveira, sérvio pra que? Não deu pra entender, entendeu?
Worldport Desenvolvimento Portuário
A possível instalação do Porto Brasil Sul na Praia do Forte continua causando polemicas e ações judiciais sem previsão de termino. A prefeitura deverá cumprir a sentença do desembargado Luiz Fernando Boller que determina que o executivo municipal deve conceder ao Worldport Desenvolvimento Portuário S/A a certidão de viabilidade do empreendimento na Praia de São Francisco do Sul.
O Buraco é mais embaixo
A data última, para assinar a licença estava prevista para dia 14 (Quarta-feira) próxima passada – resultado de um processo que tramita judicialmente desde 2018. A decisão judicial foi baseando-se no zoneamento do município de 2013 – que permite a instalação de empreendimentos portuários no município. Entenderam porque até o momento não foi aprovado a revisão do Plano Diretor do Município.
O empresário Renato Gama Lobo (PL)– (quando prefeito) não cedeu às pressões da empresa e não deu a licença ambiental para que o Porto Brasil se instalasse no Forte, por entender ser uma área turística e de preservação ambiental permanente. Já o atual prefeito Godofredo (MDB), até o momento não fez questão de contrapor este movimento de viabilidade da construção de um porto em área turística e de preservação ambiental...
Se for confirmado o tal investimento portuário na praia do Forte, pra chegar em São Francisco do Sul, teremos duas opções pelo ar ou pelo mar. A esperança é que este desgoverno municipal que ai esta não se reeleja e outro que assumir a prefeitura, tenha mais sensibilidade humana e política.